Dicas de limpeza e conservação de elevadores

limpeza e conservação de elevadores


Estar em um lugar limpo é bom para a nossa saúde, ainda mais se for uma cabine fechada como o elevador. Cuidar da limpeza dos elevadores é uma maneira de mantê-los em bom estado e conservação, além de evitar possíveis manutenções. Os usuários precisam ter a consciência de que devem contribuir para isso, já que elevador é um equipamento compartilhado e deve ser agradável para todos.

 

limpeza da parede do elevador de aço inoxNÃO MOLHE O ELEVADOR

Durante a limpeza nunca se deve usar mangueiras e outros objetos de água corrente. Os líquidos podem escorrer para o poço da cabine e causar danos elétricos. Além de serem feitos de materiais que enferrujam facilmente, todos os elevadores possuem um sistema ligado à eletricidade do local, portanto não devem entrar em contato com líquidos. Nunca jogue água na fresta do elevador e do pavimento, pois esse é um dos atos que mais danifica o equipamento. Se estiver com um balde com água para umedecer algum pano ou limpar partes específicas, tome muito cuidado para que ele não vire.

 

EVITE QUE LIXOS SEJAM DEIXADOS NO ELEVADORlixo em frente ao elevador sujo

Se estiver dentro de uma cabina com lixo em mãos, não o jogue no chão. Se for um objeto sólido, poderá cair no espaço de fechamento das portas — trilhos —, fazendo com que a sujeira fique embutida e cause entupimento, o que pode levar à paralisação do elevador. 
Pode ser um pouco difícil para realizar a limpeza dessa cavidade, portanto, use um pincel ou até uma escova de dente e depois um aspirador de pó para eliminar toda a poeira e evitar problemas no funcionamento do elevador.
Quanto aos líquidos (refrigerantes, sucos, água...), pode ocorrer o que já foi citado na dica anterior: vazar até o poço do elevador e danificar a parte elétrica.

 


limpeza das paredes de aço inox do elevadorLIMPEZA DAS PAREDES DE AÇO INOXIDÁVEL DO ELEVADOR

Use produtos de limpeza próprios para o aço inoxidável ou sabão e/ou detergente, mas no último caso citado, dilua o detergente ou sabão em água morna para que fique mais suave na hora da aplicação. Opte por flanelas quando for secar o aço, para evitar manchas e arranhões.
Vaselina líquida também é um produto que limpa o aço inox sem manchá-lo ou danificá-lo. Aplique-a sob as paredes secas em movimentos suaves, utilizando um pano macio seco. Jamais use produtos abrasivos, como lixas, esponjas ásperas ou palhas de aço, nem produtos químicos como ácidos e água sanitária.

 

limpeza de vidros e espelhos do elevador com jato de águaLIMPEZA DE VIDROS E ESPELHOS

Cuide na hora da aplicação: não coloque o produto direto no vidro ou no espelho, pois ele pode ficar acumulado nas bordas. Borrifar líquidos diretamente no espelho pode danificá-lo. Tenha cuidado! Assim como na limpeza de aço inoxidável, escolha panos secos e macios como flanelas para secá-los.
Comece retirando a poeira da superfície com uma flanela seca ou um espanador; ambos devem estar limpos. Para evitar manchas indesejadas, é recomendado o uso de produtos próprios para tais materiais. Mas tenha cuidado! Borrifar líquidos diretamente no espelho pode danificá-lo, e no vidro podem ficar acumulados nas bordas. Portanto, sempre aplique o líquido no pano e o passe na superfície.  Além de produtos próprios para tais materiais, você pode utilizar uma mistura de sabão neutro com água. E nunca se esqueça de secar bem as bordas!

 



higienização do elevador com produtos de limpezaHIGIENIZAÇÃO

Muitas pessoas utilizam os elevadores diariamente, resultando no acúmulo de bactérias nos botões e indicadores das cabines, portanto a higienização precisa ser feita pelo menos uma vez na semana. Para higienizá-los, utilize um pano macio levemente umedecido com água e detergente, livre de poeiras que podem causar arranhões nas superfícies. 
Dê atenção às luminárias também! Use uma escada para alcançá-las, pois elas também acumulam poeira.

 

mulher limpando o chão de granito do elevador com águaLIMPEZA DO PISO

Os pisos são na maioria das vezes de granito. Para limpá-lo, misture detergente neutro com água (morna, de preferência) e passe no piso com uma flanela. Umedeça o pano com a solução e use um rodo para realizar a limpeza. Para finalizar, passe um pano seco para que evite manchas e não fique úmido, assim ninguém corre o risco de acabar escorregando no elevador.
Nunca utilize água sanitária e produtos químicos, porque eles podem acabar danificando o piso. Evite os acidentes! É obrigatório sinalizar o elevador com uma placa para avisar que o piso está molhado.