O uso indevido das escadas rolantes pode causar acidentes

escada rolante como funciona


As escadas rolantes, assim como os elevadores, são muito vistas em shoppings, lojas, aeroportos e diversos outros locais, facilitando muito a vida dos indivíduos no dia a dia para transportarem-se de um andar para outro mais confortavelmente e de modo seguro, sem precisar subir degrau por degrau.

Apesar de toda essa comodidade que a tecnologia nos proporciona, as escadas rolantes precisam de alguns cuidados para evitar que acidentes sérios e até mesmo mortes sejam causados. A falta de manutenção e o uso de maneira inadequada são os fatores que podem comprometer o bom funcionamento e a garantia de segurança das escadas rolantes.

Fique atento às indicações de segurança da escada rolante, tenha certeza de que a mesma não está em processo de manutenção antes de utilizá-la. Em fevereiro de 2018, em Istambul, um homem se acidentou gravemente na escada rolante porque a utilizou enquanto estava em manutenção. Portanto, tome bastante cuidado com as sinalizações e confira abaixo algumas dicas para andar na escada rolante com total segurança e sem prejudicar o desempenho da mesma.


faixa amarela da escada rolante- Fique atento à faixa amarela

Muita gente não sabe o que elas significam, mas as faixas amarelas das escadas rolantes indicam o nível máximo em que a pessoa deverá colocar o pé para utilizá-la, portanto nunca pise além delas e evite acidentes.

Muitos acidentes ocorrem por causa de partes de roupas e calçados que ficam presos nas cavidades dos degraus das escadas rolantes, e o principal vilão é o cadarço desamarrado dos tênis. Além dos tênis, as sandálias também são perigosas, porque a borracha das solas de ambos pode ser extremamente aderente, ou seja, não é escorregadia e pode dificultar a saída da escada ou até mesmo ficar presa nos degraus e causar um acidente. As saias e vestidos longos também podem ficar enroscados nas cavidades ou no pente da escada rolante. Tenha muito cuidado e pise sempre no meio do degrau, evite a proximidade das laterais, que podem puxar uma parte de suas vestimentas e acabar resultando em um acidente. Procure deixar os pés bem centralizados no degrau, sem encostá-los no de cima.

 

crianças na escada rolante- Não deixe crianças utilizarem as escadas rolantes desacompanhadas

As crianças são as maiores vítimas nas escadas rolantes, pois são espontaneamente muito ativas e curiosas sobre tudo ao seu redor. Pais e responsáveis devem ficar atentos às suas crianças e jamais deixá-las sozinhas nas proximidades de uma escada rolante, pois podem querer brincar próximas ao corrimão, que é um dos principais causadores de acidentes.
Nunca deixe que as crianças “brinquem” nas escadas com o “surfe de corrimão” ou que andem no sentido contrário ao da escada rolante porque pode resultar em um acidente grave ou fatal. O recomendado é que crianças de até 10 anos sempre estejam acompanhadas por um adulto em escadas rolantes.

 

acidentes em escadas rolantes- Quedas podem ser extremamente perigosas

A queda de uma escada rolante é muito perigosa e pode ser fatal, mas pode acontecer casualmente no cotidiano se a pessoa não estiver atenta. Pisar em falso no degrau, subir ou descer correndo com pressa ou até mesmo não usar o corrimão para se equilibrar na escada são apenas alguns dos fatores que podem ocasionar em um acidente.

Utilizar o corrimão para se equilibrar é indispensável, pois em casos de parada súbita da escada rolante, o corpo perde totalmente a firmeza e a estabilidade devido ao impacto do susto, podendo ir para frente e ter uma queda grave. Mas assim como o corrimão pode te proteger, ele também pode ser perigoso se você utilizá-lo indevidamente; apenas segure-o para manter o equilíbrio e nunca se agarre ao mesmo, pois pode acontecer de decepar um membro. O chamado “surfe de corrimão”, muito popular entre os jovens, também é um dos principais causadores de acidentes que resultaram em mortes nas escadas rolantes. Consiste no ato de subir e sentar no corrimão da escada para descer escorregando no mesmo.

escada rolante como andar- Faça o uso consciente da escada rolante e evite problemas


Usar a escada rolante de forma inadequada pode causar graves ferimentos e até mesmo levar à morte, portanto, utilize-a corretamente e evite acontecimentos trágicos a você e outras pessoas.

Preferencialmente, animais de estimação não devem ser transportados em escadas rolantes, e se forem, devem ser carregados apenas no colo. Jamais coloque carrinhos de bebê e cadeiras de rodas em escadas rolantes, ambos os objetos devem ser transportados apenas por elevadores para evitar quaisquer acidentes.
Tome cuidado ao carregar bagagens e muito volume, já que malas e pacotes não podem interferir na sua visão dos degraus e nem serem deixados nos mesmos, ou seja, carregue-os sempre com as mãos.
Nunca coloque a cabeça para fora da escada rolante para olhar para baixo, pois dependendo do local, há cruzamento entre as escadas de subida e descida, o que gera chances de um acidente.
Não espere os degraus da escada rolante te levarem até o limite do pente, na superfície do andar. O correto é “pular” do degrau antes mesmo de chegar ao pente, pois este pode estar quebrado e o seu pé poderá ficar preso.
Além do cuidado que as pessoas que andam na escada rolante devem ter, tem também alguns cuidados especiais para o local que a possui deve ficar atento, como manter as manutenções em dia para que o funcionamento não seja afetado e que o transporte atenda às normas e aos requisitos mínimos de segurança.