Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

Realizada em períodos estabelecidos para evitar chances de panes no funcionamento do elevador.
É um combo de técnicas de monitoramento e controle aplicadas para que evite ou amenize os problemas do desempenho do elevador. A manutenção preventiva, ao contrário da manutenção corretiva, é planejada e realizada de modo regularmente periódico. Esse tipo de manutenção gera baixos custos e faz com que os elevadores tenham seu desempenho máximo.
Ao habituar-se a essa manutenção programada, as falhas do equipamento e trocas de peças e componentes serão muito menos frequentes.
manutenção preventiva ocorre sem que reais panes sejam mostradas, por isso o investimento pode não ser tão necessário, mas ainda assim o custo é mais baixo que uma manutenção corretiva em um momento não planejado.

Manutenção Corretiva

Feita após uma falha, para que o elevador volte a funcionar como antes.
É o reparo imediato de algum problema recente que impede o bom funcionamento do elevador. Muitas vezes não é programada e ocorre literalmente após a pane e precisa da substituição de alguma peça ou componente danificado. Se for executada ao acaso, sem planejamentos, a manutenção corretiva pode ter um custo alto, portanto manter o cuidado e a manutenção preventiva em dia é uma opção bem mais viável.